Sempre que abrimos um navegador de sites seja no computador ou no celular, estamos abertos a um mundo de possibilidades, um mundo maravilhoso de aprendizado e um mundo de informações importantes quase que de forma ilimitada. Porém se for mostrado o outro lado da moeda, da realidade digital, temos aquele mundo de sujeira, vírus, espionagem, informações fúteis e toneladas de lixo digital na Internet.
Assim como quando saímos do conforto de nossa casa para o caos da rua, fazemos isso quando ligamos o computador para acessar a Internet, estamos sujeitos a todas as ameaças que a internet nos oferece com seus arquivos maliciosos.
A melhor forma do seu computador contrair um vírus, é se conectando a internet ou fazendo download de arquivos, que por sua vez pode esconder um software malicioso que tem como objetivo destruir algo que funcione no nosso computador, causar desconforto para o usuário, “brincar” com as funcionalidades básicas do computador ou roubar informações que o usuário digita para mais tarde o Hacker chapéu preto ou Craker (profissionais em causar estragos no computador) usar as informações para chantagem, constrangimento ou tentar roubar o dinheiro da pessoa.
Existe uma gama infinita de tipos de vírus digitais, entre elas os mais conhecidos são:
Stealth: Vírus difícil de ser encontrado e excluído pelo antivírus, pois uma vez instalado ele se esconde roubando informações.
Polimórfico: Vírus que altera seu código binário, difícil de ser encontrado, também chamado de vírus de furto, rouba as informações do computador.
Script: Vírus comum que se instala sem a interação do usuário. Você instala o próprio vírus sem saber, acessando páginas de sites ou por arquivos.
Trojan: Arquivo de vírus comum, serve para se esconder um intruso, um hacker, para invadir seu computador.
Hoax: Vírus de tipo boato, isso mesmo, servem somente para alarmar e criar pânico por mensagens e textos. Muito comum em e-mails.
Boot: Um dos primeiros a surgirem, ele se grava no primeiro setor do disco de boot e depois se auto executa.
Backdoor: Tipo de vírus que tem como objetivo, deixar uma porta aberta para invasão do computador.
Malware: Definição de vários vírus, significa software maligno, com o objetivo de destruir o computador.
Phishing: Através de mensagens falsas, tem como objetivo pesar informações do usuário, como número do cartão de crédito e conta bancária.
Adware: Propaganda indesejada que tem como objetivo tornar a conexão mais lenta e menos segura.
Macro: Construídas geralmente em linguagem do Office, se auto executa com má intenção fazendo roubo de informações ou destruindo arquivos.
Cada um desses programas maliciosos tende a ser muito perigoso ao usuário pois deixa em risco sua segurança e suas informações pessoais. Além de ser prejudicial ao próprio computador em si que pode de pouco em pouco estar acabando com arquivos nativos do Sistema Operacional para um dia faze-lo parar de funcionar ou fazer com que o usuário formate a máquina para ter que instalar novamente tudo.
Algumas formas de proteção para não ser escravo dessas ameaças digitais é sempre deixar o computador protegido com um bom software firewall e escanear o computador com frequência com um bom software antivírus. Existem muitas variações de antivírus e firewall disponíveis no mercado e até alguns freewares (gratuitos). Outra maneira para minimizar a ação de vírus no computador é não baixar arquivos de sites desconhecidos pelo usuário, não clicar em links que chegam por e-mail que você não conheça a fonte, e não entrar em sites cujo conteúdo seja de baixo nível.
Com essas precauções você tende a ter um computador limpo de ameaças e seguro para se conectar à internet e fazer bom uso de toda sua parte boa e clara que ela nos fornece.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br