A maior parte dos meus alunos na Microcamp já aprenderam algumas regras para conquistar o primeiro emprego. Em sala de aula várias vezes já passei técnicas de entrevista que os ajudaram, mas hoje quero mostrar um pouco mais do que é preciso para se dar bem em um processo seletivo.
1º: Esqueça tudo o que te contaram sobre mentir nas entrevistas para garantir uma vaguinha! Quem mente assume para si uma enorme responsabilidade de lidar com algo que não domina, como horários que não pode cumprir ou qualquer outra situação que não faz parte da sua realidade.
2º: Se já te chamaram para uma entrevista é porque, com certeza, já viram em você um potencial importante para a empresa, então não se desespere, você já (ainda) NÃO tem o emprego, o máximo que pode acontecer é continuar NÃO tendo.
3º: Você pode tudo. Pode não ser um expert em informática, não ter trabalhado em lugar nenhum, odiar matemática e qualquer coisa do tipo, mas SIM! você pode tudo o que quiser. Pode ir à entrevista e pode desistir dela, pode conseguir um emprego e pode negá-lo. O que você prefere?
4º: Ficou nervoso? Espere para ver como vai ser dentro da sala do entrevistador. Vão te perguntar por que gostaria de trabalhar naquela empresa, e você vai ter que imaginar… Então lá vai uma dica: Não fique nervoso. O nervosismo atrapalha muito a imaginação das pessoas.
5º: Nunca deixe para depois uma oportunidade. Deixe tudo muito claro, seja objetivo nas respostas e JAMAIS esqueça de dizer o que considera essencial. E lembre-se! As frases mais simples são as que fazem a diferença. Pois é, o entrevistador também vai adorar ver seu empenho.
6º: Para onde olhar? Mire nos olhos da pessoa que está falando com você e mostre os seus objetivos. É neste momento que você descobre se está sendo testado, se o trabalho é difícil, como funciona a empresa e se o selecionador gostou de você. É exatamente para isso que deve olhar.
7º: Fique atento! Desligue seu celular, tenha cuidado com a aparência, fale com calma, discrição e certeza; abuse do seu bom humor, mas lembre-se: bom humor não significa que deve contar piadas. Seja simpático e mostre que seria um prazer para a empresa tê-lo no quadro de funcionários.
8º: Prove que é indispensável! Todos nós sabemos que não existem pessoas insubstituíveis, mas podemos ser indispensáveis, o que significa que seremos pessoas sempre solicitadas.
9º: Não faça apenas o que pedem. Vá além e mostre que é para isso que está lá. Você tem nas mãos uma boa bagagem de curso (mesmo que não tenha tantos assim), confie em si mesmo e com certeza isso fará a diferença.
10º: Seja você mesmo. Tudo o que eu disse não é para o transformá-lo em alguém que não é, mas serve para lapidar seu eu e fazer de você uma pessoa pronta para encarar tal situação.
Vá em frente e boa sorte! E claro, depois me conte como foi!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br
