Startups
O termo “Startup” começou a ser usado entre os anos de 1996 e 2001 com a febre das empresas que na época da bolha da internet, viram oportunidade em possuir um site ponto.com, elas renovaram a forma de ganhar lucro reinventando o trabalho em prol do sucesso financeiro com comercio eletrônico e ideias inovadoras.
Muitas pessoas defendem o uso do termo Startup como uma empresa que está iniciando seus trabalhos, mas para outros o fato de abrir uma empresa não quer dizer que ela será realmente uma empresa Startup.
Investidores e especialistas dizem que Startup é uma empresa que em meio às incertezas e riscos são propensas ao lucro com criatividade de inovação. A forma que a startup transforma trabalho em valor que faz a diferença.
Vejamos algumas categorias dessa definição:
Investimento
As empresas que estão iniciando, geralmente tem uma boa ideia inovadora, mas para fazer funcionar precisam de recurso financeiro que não dispõem. Para isso precisam de um investidor chamado de “Investidor Anjo”, são pessoas que procuram por ideias que possam se tornar investidores para ter lucro com esse investimento, mas o risco pode ser grande, principalmente na fase inicial do negócio onde cada fase precisa de um tipo de investimento diferente.
Incubadora e Aceleradora
As empresas que buscam apoiar outras geralmente na forma governamental são conhecidas como incubadora, já empresas que são do tipo escalonáveis são startups que tem uma prévia de crescimento muito rápido. Tendem a ser empresas que possuem uma diferença na forma de seu crescimento. As duas são empresas que ajudam empresas em seus investimentos. Uma ajudam empresas de forma tradicional de trabalho (incubadora) outra ajudam empresas que tendem a ter um crescimento rápido (aceleradora).
Startup e Tecnologia
As empresas startups nascem da necessidade tecnológica, da mudança constante na era da informação, a internet muda a forma de agir das pessoas e empresas e cada vez mais empresas tendem a trabalhar com a evolução da tecnologia e mais empresas aparecem para essa necessidade.
Inovação
Onde existem incertezas de processos, produtos, investimentos, procedimentos e inovações existem as Startups para dar início ao que não era conhecido e que está em constante mudança. Esse tipo de empresa ajuda a acelerar o mercado com formas de trabalho inovadora em todos os níveis de segmento.
Habilidades
Para criar uma empresa desse tipo o empreendedor deve ter algumas habilidades que farão sua diferença para conseguir sucesso, algumas dessas habilidades são: Compartilhar informações e comunicação ampla, conhecimento tecnológico superior, extrair dados e poder em acessar informações para conhecimento.
Startup é a fase inicial da empresa que está começando a engatinhar, se não conseguir seguir em frente ela morrerá prematuramente, as que conseguirem prosseguir com a fase de início alterando seus investimentos se tornarão empresas altamente lucrativas, se tornando uma empresa sustentável. Caso contrário a empresa começará a ter dificuldades tendo que se reinventar para sobreviver ao mercado competitivo.
Exemplos de Startups que deram certo:
Buscapé
ContaAzul
Netflix
PayPal
EasyTaxi
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br