Caros amigos, hoje vocês vão aprender alguns recursos que o Microsoft Excel nos oferece, como concatenar, congelar e arrastar.
Vamos começar pelo concatenar, um recurso para unir células que possuem textos ou números.
O ideal é usar este recurso para união de textos ou formação de novos valores. Para realizar uma concatenação use o &, juntamente com as células que deseja unir, lembrando sempre que toda operação feita no Excel precisa do sinal de igual antes (=).
Outro recurso é o de congelar, onde o usuário pode fixar uma célula, uma linha ou coluna, de acordo com sua necessidade. É utilizado geralmente antes do recurso de arrastar que o Excel traz… essa opção pode e dever ser usada em cálculos com porcentagens (como acréscimo e desconto), procura de valores (procv – procura na vertical e proch – procura na horizontal). Para realizar a operação, use o $ no meio da coluna e da linha da célula que deseja congelar.
O último e mais importante dos recursos é o arrastar, permitindo ao usuário criar a fórmula ou operação uma única vez e preencher as demais linhas da coluna que deseja repetir a fórmula. Para isso, certifique-se caso precise ou não de congelamento (como na imagem acima), selecione a célula que foi feita a operação e no final da célula note que aparece um pequeno quadrado com a marcação em negrito… posicione o mouse sobre ele e ficará um sinal de +, dê dois cliques sobre ele ou segure e arraste. Automaticamente as demais linhas serão preenchidas e os resultados aparecerão!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br