Caros amigos!
Hoje iremos aprender a criar um balanço patrimonial.
Um balanço patrimonial é uma demonstração contábil para evidenciar de forma qualitativa e quantitativa, servindo como referência de visualizar os ativos e passivos de uma empresa.
Ativos são os bens e os direitos adquiridos pela empresa. Passivos são as obrigações que a empresa tem a cumprir com os demais.
Vejamos como passar os dados para o Excel 2010.
Monte a planilha abaixo:
Separe os dados entre os Ativos e Passivos, lembrando que ativo é tudo que tenho a receber e passivo que tenho a pagar.
Os Ativos podem ser: Ativo Circulante, Ativo não circulante, Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizados, Intangíveis, Diferido.
Para calcular o Total de Ativos, use a função soma.
Agora separemos os Passivos que podem ser: Passivo Circulante, Passivo não Circulante, Patrimônio Líquido( Capital, Reservas, Prejuízos Acumulados).
Para calcular o Total de Passivos, use novamente a função soma. Lembrando que o Ativo e Passivo de um Balanço Patrimonial devem ter o mesmo resultado final, caso esteja errado, revise seu balanço.
Veja como ficou o resultado:
Abaixo temos um plano de contas, para que possam usar de referência.
Espero que tenham gostado, abraços!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br