Posted by Microcamp Tecnologia on 14 dez 2011 /
8 Comments
Muitas pessoas e instituições buscam formas de usar a informática como ferramenta de aprendizado para auxiliar os educadores. Mas como os conceitos pedagógicos da educação podem influenciar na educação da informática? Essa é uma boa questão!
Neste post eu trago algumas dicas e falo sobre o processo de inclusão digital das crianças e o que devemos ou não fazer. Quem faz um curso de informática hoje em dia pode trabalhar em vários segmentos do mercado, pode até mesmo ensinar outras pessoas a usar de maneira correta o computador e os programas.
Como as crianças aprendem
Aprender seria assistir uma aula, sem participar. Compreender seria quando a criança pensa por si só, baseada em algo que já viu antes ou fez. Sendo assim a informática é perfeita para as crianças aprenderem e compreenderem. O professor explica e geralmente as crianças colocam toda a teoria em prática em seguida. Não é fantástico? Isso explica, por exemplo, esta facilidade das crianças pequenas em compreenderem rapidamente o funcionamento do computador.
Quando a criança sabe ler, o aproveitamento deste pequeno usuário de computador é muito maior. Em sua casa, ou sozinho, ou em seu colégio o aluno tem diversos programas e sistemas operacionais com interface gráfica. Ou seja, os alunos ligam o computador e com o mouse sobre qualquer item podem ler a explicação que esta programada para aparecer e entendem o que cada um dos itens pode fazer.
No site de dicas, do portal UOL é possível encontrar artigos e dicas sobre educação infantil: como tratar os erros das crianças por exemplo. Essa reação dos educadores é muito importante! Ela pode fazer com que esta criança passe a ter medo ou vergonha de errar quando estiver aprendendo. Pode ainda deixar a criança insegura ou até mesmo agressiva. Se a abordagem for positiva e tolerante, terá mais liberdade para errar, aprender com os erros e não deixar de participar do processo de aprendizagem nas aulas.
A diferença entre adultos e crianças no uso do computador
Decidi fazer uma entrevista com Marcela Vieira Tibúrcio, psicopedagoga do Colégio Técnico Microcamp Campos Sales, para nos responder sobre essa questão. Segundo ela, tudo depende de como o computador é inserido na vida da criança. “Não existe nada de misterioso em relação ao computador. Tente ver as coisas pelos olhos de uma criança do mundo de hoje. Proibir usar o computador é a mesma coisa que proibir usar lápis e caneta na escola. Para ela, o computador é apenas um objeto a mais do cotidiano. Desperta a curiosidade, pois observa os pais mexerem nele, é natural que queira explorar também.”
Para quem ensina informática, espero que tenham consciência de que não devemos esquecer: independente da faixa etária, sempre tem alguém começando a descobrir como funciona um computador e todos merecem muita atenção. E os alunos não devem deixar suas dúvidas passarem… devem ser esclarecidas, pois as dúvidas vão ensinar tanto quanto os erros!
Até a próxima!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br