A Barra de Tarefas do Windows 7 é um dos itens mais utilizados no dia-a-dia e que quase sempre é esquecido. Além de oferecer diversas possibilidades, também ajuda você a se organizar, já que pode deixar visível os programas que estão em execução naquele momento ou que podem ser executados com um simples clique.
À esquerda, temos o Botão Iniciar, que dá acesso aos programas instalados no computador. E pelo Menu Iniciar, é possível acessar rapidamente os softwares que mais usa frequentemente.
Embaixo, os programas e arquivos abertos são representados por ícones. Nesta parte há diversas funções possíveis a seguir:
A primeiras delas é a fixação dos programas. Para usar, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de um dos programas abertos e depois clique em “Fixar este programa na barra de tarefas”.
Outra função super legal é que se você estiver passando o mouse sobre o ícone de um programa aberto na Barra de Tarefas, poderá ver uma Miniatura do Programa Aberto, sem ter que clicar em mais nada. E se passar o mouse em cima dessa miniatura, verá uma prévia da janela aberta em tamanho maior.
Continuando a lista, temos mais uma função bem prática e que chama muita atenção, são as Listas de Atalhos (ou JumpList, em inglês). Elas funcionam assim: ao clicar em um dos ícones com o botão direito, você pode abrir um histórico com os últimos documentos que acessou recentemente.
Agora lá no canto direito está a Área de Notificação, que mostra além do relógio e alguns ícones, as informações sobre o que está acontecendo com o Windows durante seu funcionamento, informações desde a instalação de um novo hardware até as atualizações disponíveis para seu Sistema Operacional ou do antivírus, por exemplo. Clicando na flechinha que aponta para cima, você poderá ver as notificações de outros programas como o Outlook, no exemplo da foto.
Além de tudo isso, a Barra de Tarefas possui também um atalho para a Área de Trabalho(CTRL + D), é aquele retângulo do lado do relógio! É só clicar nele para que todos os programas abertos sejam minimizadas ou se preferir, ao passar o mouse em cima ele mostra onde as janelas estão posicionadas, recurso que se chama Aero Peek, dando-lhe um “raio-x ” sobre suas janelas.
Espero que tenham gostado! Em breve vou preparar mais artigos, com Razões para vocês utilizarem o Windows 7.
Abraços do Professor Lucas Borges
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br