Olá galera, hoje vou falar sobre um assunto bem simples, mas de extrema importância em nosso dia-a-dia: desfragmentação de disco, pois gravamos diversas informações nos discos locais HD (Hard Disk = Disco Rígido).
No último post falei sobre uma limpeza rápida de arquivos indesejados em seu computador… você pode conferir no post Como fazer uma limpeza de disco, hoje abordo a Desfragmentação do disco.
Fotos, músicas, vídeos e até mesmo os programas usados por você, ocupam espaço em um dispositivo de armazenamento (HD, memória RAM, DVD, Disquete, PenDrive). Quando a gravação dos arquivos em qualquer um destes dispositivos é realizada, nem sempre o arquivo é gravado em uma sequência… o que interfere diretamente no acesso do arquivo.
A imagem abaixo refere-se ao esboço de um disco, para que fique mais claro sobre como é o armazenamento.
As linhas brancas representam as trilhas do disco e a marcação em amarelo, um setor do disco onde o arquivo será armazenado. Com isso, internamente, o sistema operacional cria uma tabela de endereçamento para agilizar a busca dos arquivos, quando solicitada.
A constante movimentação dos arquivos em seu disco (Criar e Apagar) faz com que alguns setores do disco, mesmo que um arquivo tenha sido removido do seu computador, ainda tenham “restos” de arquivos, deixando aquele setor impossibilitado de ser utilizado.
Com a ferramenta de desfragmentação de disco, o sistema operacional “varre” o disco em busca dos “restos” de arquivos, para eliminá-los completamente e ainda localiza os arquivos fragmentados, ou seja, salvos em diversas partes e em locais aleatórios do disco, para juntá-los e tornar a consulta do arquivo muito mais rápida.
Aconselho uma desfragmentação semanal em seu computador. Quando realizado pela primeira vez, esse processo poderá demorar um tempo considerável, justamente devido ao grande número de arquivos no computador.
Realizando essa tarefa semanalmente, você diminuirá o número de arquivos fragmentados em uma única semana, tornando então o processo bem mais rápido.
Espero ter contribuído e se precisarem de qualquer auxílio é só escreverem.
Um abraço e até o próximo post!!!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br