A maioria de vocês devem ter arquivos guardados em mídias de CD’s e DVD’s, pen drives ou em HD externos. Mas o inevitável sempre pode acontecer! Quando surge aquele momento que você precisa de um arquivo e não está com ele por perto, o que você faz? Liga para alguém te mandar por e-mail? Volta para sua casa?
Quem não passa por isso é porque acompanha a tecnologia. Hoje vou começar a falar sobre o ARMAZENAMENTO EM NUVENS.
Antes a internet era apenas um recurso para poucas pessoas e era primordial o armazenamento de arquivos em mídias removíveis. Quem trabalhou com disquetes sabe como foi difícil… depois surgiram os CD’s.
Eu tenho CD’s com arquivos bem antigos e pensando na segurança, eu salvava as mesmas coisas em 3 ou 4 mídias para “garantir o backup”. Era um transtorno tentar abrir um CD com apenas um risco, mas que corrompia todos os arquivos salvos.
Na era dos DVD’s a coisa estabilizou. Os CD’s perderam o mercado , dando início a um armazenamento “mais confiável”. Em pouco tempo, com preços reduzidos, o PEN DRIVE ganhou o mercado, diminuindo a venda de mídias (para arquivos diversos) e aumentando o tráfego de arquivos entre computadores.
Hoje a conexão com a internet é bem superior e por isso contamos com mais uma PRATICIDADE na hora de armazenar qualquer arquivo. Imagine seu HD disponível em qualquer computador… É assim que funcionam os SERVIDORES NAS NUVENS!!!
Existem vários nomes para isso, ARMAZENAMENTO EM NUVEM, SERVIDOR VIRTUAL, HD VIRTUAL, SERVIDOR REMOTO, entre outros. O que deve ser compreendido é que, na prática, você vai usar a internet para acessar um SITE e para acessar informações antes dependentes de equipamentos físicos.
Dividimos em duas categorias: ARMAZENAMENTO DE DADOS e PROCESSAMENTO DE DADOS. Nesse post vou falar sobre o armazenamento e os servidores mais conhecidos:
- YOUTUBE: Um dos primeiros servidores de arquivos (mas de vídeo), criado para compartilhar vídeos entre amigos. Atualmente é o servidor mais acessado do mundo. (www.youtube.com)
- GOOGLE DOCS / PLANILHAS / APRESENTAÇÕES: Oferece 1Gb de espaço gratuito para armazenamento de arquivos e também disponibiliza os aplicativos para a criação e alteração de arquivos. (www.docs.google.com)
- GOOGLEDRIVE: É o local onde são guardados os arquivos do GOOGLE DOCS e outros que não precisam ser editados diretamente pela web. Fácil acesso para compartilhamento. (www.drive.google.com)
- SKYDRIVE: Da família LIVE, disponibiliza até 25Gb para os usuários guardarem e compartilharem o que quiserem. (www.skydrive.live.com)
- ICLOUD: Para usuários de dispositivos da APPLE, também é gratuito e muito utilizado em outros países. (www.icloud.com)
- MEGA: Um servidor pouco conhecido, porém com uma disponibilidade rápida e segura dos arquivos salvos. (www.mega.co.nz)
- 4SHARED: Começou como um servidor de arquivos compactados e hoje é um dos mais famosos servidores do público jovem. O site disponibiliza um player de áudio para escutar, antes de baixar o arquivo. (www.4shared.com)
Se você é um internauta que baixa diversos arquivos, já deve ter acessado outros, como o FILESHARE, SENDSPACE, UPLOADED, BITSHARE…
ATENÇÃO:
Os downloads feitos nesses sites são monitorados constantemente para combater a PIRATARIA. Arquivos pessoais são permitidos para esse tipo de trabalho. Aqueles que são protegidos por direitos autorais são proibidos de distribuição sem autorização.
Até o próximo post!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br