Web: a fronteira final. Será?!
Todos os dias acessamos centenas de sites e adquirimos conhecimento, consultamos informações importantes ou simplesmente nos divertimos, mas o que é mesmo a internet?
É um lugar específico?
É uma empresa que tem muito conteúdo?
Tem horário de funcionamento?
NÃO!
Internet, como o próprio nome diz, é um conglomerado de redes de computadores interligadas entre si, através do protocolo de TCP (Transmission Control Protocol)/IP (Internet Protocol).
Complicado né?
Para simplificar, vamos por partes.
Primeiro, o conglomerado de redes.
Rede não é aquela usada em suas pescarias e nem aquela em que cochilamos no domingo à tarde, mas sim a interligação entre vários computadores pelo TCP/IP.
Conglomerado significa que são centenas, e até milhares, de redes de computadores.
Protocolo é um conjunto de regras que regem como a informação deve se comportar e o seu caminho pela internet.
TCP/IP é o nome do protocolo usado para conectar os computadores. TCP significa Transmission Control Protocol, ou seja, Protocolo de Controle de Transmissão; e IP significa Internet Protocol, no português, Protocolo de Interconexão.
Sabendo de tudo isso, agora precisamos de algumas coisas para finalmente acessar à internet.
1º) Computador
É o item principal, pois é o responsável pelo gerenciamento de todos os outros dispositivos citados abaixo, e claro, é onde também podemos curtir o mundo virtual.
2º) Modem
Modulador e Demodulador são os responsáveis pela comunicação entre o seu computador e a linha telefônica, no caso de uma conexão de banda larga, o modem geralmente fica fora do computador.
3º) Linha telefônica
É o meio onde as informações irão trafegar. O modem transforma a informação do computador em sinal de elétrico e vice-versa.
4º) Provedor de acesso
Todas as conexões com a internet precisam de um provedor de acesso. Seja ele pago ou gratuito, esse provedor funciona como se fosse a alça de acesso de uma rodovia — tem a função de fazer com que você se conecte com a internet e só. A maioria das vezes quando nossa conexão está lenta sempre culpamos o provedor, mas nem sempre ele é o culpado.
Muitos fatores podem causar lentidão em sua conexão, até mesmo eventos do outro lado do planeta nos afetam.
É mais ou menos assim, o seu computador está conectado a uma enorme linha de cabos e fios, e esses cabos se conectam com as centrais de fibra óptica ou Back Bone — essas centrais viajam pelo mundo, até por de baixo d’Água, até chegar ao destino.
Exemplo:
Quando você entra no site do Orkut, a informação sai da sua casa e vai até a central, por exemplo, em São Paulo. Depois essa informação viaja até o México, que faz a ligação entre as Américas do Norte, Central e do Sul, depois de umas “tequilas”, ela finalmente chega até o servidor do Orkut, que fica nos Estados Unidos.
Ufa! Que volta!
Mas, se por acaso, no meio do caminho acontecer um desastre natural, como um terremoto?
Nada de Orkut? Talvez. Quando isso acontece, a informação tem que procurar outro caminho, e esse caminho é bem mais longo. Portanto, ou você vai demorar muito para navegar no Orkut, ou não vai conseguir se conectar.
Por isso, antes de apontar um culpado, tente navegar em sites que você saiba que estão hospedados no Brasil, por exemplo, o da MICROCAMP.
Viu? Tem muito mais entre o monitor e a internet do que imagina a nossa vã filosofia. Rs.
Assista ao vídeo elaborado pela equipe do programa Olhar Digital para entender melhor:
Dúvidas? Mande-me um comentário!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br