No início da década de 1990, quando poucas pessoas tinham internet, existiam apenas algumas opções de browsers (navegadores) para serem usados para acessar os sites. O Netscape, lançado por volta de 1994, foi o mais usado para navegar na internet. Quase um ano depois, veio a Microsoft lançar seu navegador muito semelhante. O Internet Explorer conseguiu dominar o mercado mais tarde, pois começou a vir instalado com os sistemas Windows. Isso fez com que muitos usuários perdessem o interesse em procurar outro navegador.
Durante muito tempo, outras opções de navegadores eram pouco conhecidas, como o Opera, que tinha poucos fãs. Em 2003, a Apple lançou o navegador Safari para seu sistema operacional, o Mac OS e mais tarde uma versão para o Windows também foi lançada. Apenas em 2004, um novo browser, criado pela Mozilla, surgiu para competir com o da Microsoft. Firefox conseguiu uma boa fatia do mercado naquela época, um pouco mais de 7%. Em 2008, o gigante das buscas, Google, também decidiu entrar neste nicho, lançando o Google Chrome. Este ano, todos eles mudaram suas versões para se adaptarem aos novos padrões da internet, que estão para serem empregados.
O Firefox lançou, dia 21 de junho, sua versão 5.0, bem próxima da versão 4.0, lançada em março. Normalmente demoram mais tempo, mas talvez seja uma tendência criada pelo Google, com o Chrome que está na versão 12 e em março estava na 10. A Microsoft lançou recentemente a versão 9 do Internet Explorer para fazer frente aos concorrentes. Mas não é sempre que eles acertam. Atualmente algumas páginas que funcionavam no Explorer nas versões antigas, não funcionam na nova. Os concorrentes mais fortes como o Firefox e Chorme, ganham espaço neste quesito, pois são bem compatíveis com a maioria dos sites, inclusive aqueles que exigem o Internet Explorer.
Velocidade também é muito importante para os navegadores. Quando o conteúdo está sendo processado, todo o código por trás das páginas é mais cômodo quando traz a página mais rapidamente. Uma boa internet e um bom computador também ajudam, mas se o browser não consegue aproveitar bem o hardware, isso não é cômodo. No link em azul a seguir, você pode ver testes com os navegadores e suas velocidades. clique aqui.
Confira um gráfico com os navegadores mais populares da internet – informação do site Netmarketshare: www.netmarketshare.com/report-base.aspx?qprid=0&qpf=1
O Internet Explorer está com os concorrentes Firefox e Chrome, respectivamente atrás em participação. Chrome e Safari são os que mais crescem nestes últimos meses, em número de usuários.
Vale a pena experimentar o Mozilla Firefox ou Google Chrome, pois apresentam muitos recursos, como alternar o tema e inúmeras extensões para aumentar a utilidade do navegador.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br