Olá! Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre as novas tecnologias, principalmente para entender o que é a 4G. Conheça as principais diferenças entre as tecnologias móveis 1G, 2G, 2.5 G, 3G e 4G.
1G (Primeira Geração)
Características:
É o sinal de telefonia analógico. O sistema utilizado era o AMPS (Advanced Mobile Phone System) para comunicação de forma analógica e aos poucos foi substituído pelo sinal digital, ou 2G.
Realizava a transferência de dados (voz apenas), ou seja, apenas conversação.
A qualidade de som era fraca.
2G (Segunda Geração)
Características:
Com as tecnologias de redes móveis 2G houve a troca do analógico para digital;
A tecnologia móvel é o GSM (Global System for Mobile Communications), onde é possível enviar e receber SMS ( Short Message Service) – serviço de mensagens curtas.
Os aparelhos celulares reduziram seu tamanho e passaram a consumir menos bateria.
2.5G (considerada como uma geração não oficial)
Características:
É a intermediária entre a segunda geração (2G) e os sistemas de terceira geração (3G). Permite enviar e receber SMS (Short Message Service) – serviço de mensagens curtas.
Utiliza GPRS (em inglês: General Packet Radio Service) – Serviço de Rádio de Pacote Geral, com um sistema de transmissão de dados sem fio para celulares que enviam e recebem mensagens curtas.
Utiliza o padrão EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution): sistema de conexão, precursor do 3G.
Padrão HSCSD (High-Speed Circuit-Switched Data) – especificação para transferir dados sobre redes GSM (Global System for Mobile Communications) com sinais e canais de voz digitais.
Conta também com o WAP (Wireless Application Protocol) – Protocolo de Acesso Sem Fio – sistema de internet móvel básico para qualquer aparelho celular, permitindo o simples acesso do conteúdo em páginas originais.
O “2,75”G é uma ligeira evolução que usa o padrão EDGE com uma média de velocidade de conexão com tráfego maior.
3G (Terceira Geração)
Características:
É onde estão a maioria dos usuários da internet móvel atualmente.
Possui recursos de multimídia como vídeo, áudio, dados de forma digital;
Realização de videoconferência;
Permite acessar vários serviços na Internet como: páginas, e-mail e comércio eletrônico, além de acessar em lugares fechados como elevadores e metrô;
Download de vídeos, jogos interativos e Voz sobre IP. As funções estão disponíveis em qualquer lugar, dependendo da cobertura de sua operadora.
4G (Quarta Geração)
Características:
Com a tecnologia 4G a tendência é a melhoria na transferência de dados, assim como uma maior eficiência e desempenho no acesso de serviços disponíveis na Internet.
Alguns países da Europa, Ásia e nos EUA já utilizam essa tecnologia. Hoje competem no mercado os dois padrões de 4G: WIMAX, que ocupa a primeira posição na atualidade, com a versão 802.16M, e LTE (Long Term Evolution) – tecnologia de conexão sem fio, capaz de usar taxas de transferência maiores que as encontradas nas redes 3G , além de suportar mais protocolos de rede.
O que mais preocupa as operadoras é a falta de antenas! Elas precisam cumprir os prazos da Anatel para implantar a tecnologia aqui no Brasil antes da Copa do Mundo este ano. A Anatel precisa disponibilizar uma faixa de frequência para que as operadoras possam explorá-las comercialmente. Será que elas vão conseguir?
Até o próximo post!
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br