A ideia principal da RA ou AR, Realidade Aumentada é unir o virtual com o mundo real, através de um tipo de marca física desenhada, um tipo de marcador, usando webcam, smartphone, câmera de vídeo, são objetos virtuais no nosso meio físico, com algum dispositivo tecnológico em tempo real. É uma adaptação para manipular os objetos reais e fictícios em 3Ds.
O meio mais comum de utilização de uma Realidade Aumentada é usando um marcador, que nada mais é do que um símbolo que ativa a animação 3D.
Com base nessa marca, o software reage iniciando o processo de animação vinculado sempre no marcador que pode estar localizado em qualquer ponto, tanto em uma folha de sulfite como em cima de um prédio ativado por uma câmera conectada a um computador por um helicóptero.
A Realidade Aumentada pode ser útil em diversas campanhas, como propaganda em revistas, produtos, sites e marketing impresso, é acessível para qualquer pessoa, é curiosa a sua aplicação que muita gente gosta, tem a intenção de divertir o público. A propaganda de empresas e os games de hoje em dia são focos da Realidade Aumentada.
Atualmente na televisão já estão reproduzindo realidade aumentada nos jogos ao vivo de esporte, onde no campo de futebol já existe alguma animação pelo próprio desenho das delimitações da linha do campo ou em alguma outra marca da quadra, campo que possam existir, a câmera captura a imagem, um software processa as demarcações e realiza a animação como se estivesse realmente ali.
A Realidade Aumentada (RA) somente irá existir por definição se você tem no mesmo ambiente uma imagem como base real e em cima disso colocará a imagem fictícia criada projetada para interação ou não com as pessoas ou objetos presentes nessa cena de base.
Outras definições, combinação de elementos virtuais com o ambiente real, interativa e com processamento em tempo real concebido três dimensões.
A Realidade Aumentada já está em sua grande difusão e pode ser feita com algumas ferramentas gratuitas, com suas variáveis categorias como: meios educacionais, jogos, bioengenharia, física, geologia, montagem de automóveis, mecânica em geral, esporte entre outros que a tecnologia pode facilitar a vida.
O uso da RA não é de hoje, o primeiro estudo sobre a pessoa interagir com o virtual foi em 1975 quando Myron Krueger montou o estúdio que permitia o usuário interagir com o virtual.
Jaron Lanier invetou o termo Realidade Virtual e criou seu comercial em torno de mundos virtuais.
Em 1990 foi cunhado pelo cientista Tom Caudell o termo Realidade Ampliada, dentro de um avião, com a possibilidade de melhorar o manual que existia na época.
Em 1997 uma empresa tenta reproduzir um game que utilizaria o ambiente físico real e colocá-lo dentro do game utilizando um óculos ou uma câmera uma TV e começaram a desenvolver.
Depois disso a Realidade Aumentada começou a se tornar cada vez maior e mais precisa no avanço dos efeitos 3D.
Já é uma realidade as empresas que utilizam de realidade aumentada em processos de fabricação, um exemplo disso é uma grande montadora de mundial de carros que utilizam na manutenção software de RA e acelerômetros de dois eixos para o mecânico identificar as ferramentas que irá utilizar para aquele determinado serviço.
É importante ressaltar que quando utilizamos Realidade Aumentada, estamos utilizando um espaço como um todo e não somente um monitor com um Mouse, entramos em outro tipo de interface entre o usuário e o computador com o auxílio da câmera, podemos dizer que pode ser um avanço do futuro dos computadores, ter o computador ao nosso alcance com um vídeo capturando a imagem e disponibilizando de recursos que farão o utilizador saber informações de produtos, caminhos através de algum hardware simples.
Um dos últimos projetos de RA foi o Google Glass, que é um óculos inteligente de realidade aumentada desenvolvida pela empresa Google que já foi descontinuado e retomado várias vezes, outra empresa que está desenvolvendo os óculos no mesmo segmento de realidade aumentada é a LAFORGE Shima que está tendo sucesso com as vendas.
Outro tipo utilizado muito é a RA com os dispositivos móveis, onde a câmera do celular depois que o dispositivo está utilizando a internet com um software de Realidade Aumentada reconhece alguns pontos ou logo ele irá exibir a animação onde somente o real estará imutável, mas somente a animação ou o efeito 3D aparecerá no ambiente pela tela do aparelho móvel. Um grande sucesso é o game Pokemon Go que foi febre entre os utilizadores de Realidade Aumentada espalhados na cidade utilizando GPS.
Com tudo isso em prática vemos que a Realidade Aumentada é tendência na interface entre o software e o usuário de um sistema para ajudar no dia-a-dia de empresas e pessoas, saindo da tela do computador e colocando o virtual onde somente existia o plano real.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
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