Para que um computador fique prático para trabalhar, nada melhor do que uma boa orgaização. O próprio Windows já sugere uma opção de organização de pastas… como por exemplo documentos em sua pasta com o mesmo nome, uma pasta para vídeos, outra para músicas. Desse modo o computador fica organizado e é fácil de achar os arquivos desejados.
Usar a ferramenta de Limpeza de disco do Windows ajuda a reduzir a quantidade de arquivos desnecessários. (Leia mais aqui sobre limpeza de disco)
Apesar destas recomendações serem bastante úteis para agilizar as tarefas do dia a dia, pode ser que ainda existam problemas de lentidão.
Um problema que ocorre conforme vamos usando o computador é a fragmentação de arquivos. Para facilitar a explicação, imagine uma biblioteca toda desorganizada, fica difícil encontrar um livro nela… Para facilitar a busca de livros, podemos organizar os livros em ordem alfabética. Este processo de organização da biblioteca poderia ser comparado com a desfragmentação, que faz isso em nosso disco rígido. Apesar de estar gravado tudo de forma organizada, visualmente, com a frequente criação, eliminação ou mudança de local dos arquivos, ocorre a fragmentação. Atrás da interface os arquivos estão todos desorganizados.
Há uma ferramenta para fazer este processo de desfragmentação. Para encontrá-la, vá no Menu Iniciar na barra de pesquisa e escreva: Desfragmentador de disco. Aparecerá uma janela como na imagem abaixo.
Uma lista com os discos rígidos do computador aparecerá e apenas o que estiver selecionado será desfragmentado. Dois botões aparecem embaixo da lista de discos, um escrito Analisar e outro Desfragmentar. Pode simplesmente Desfragmentar ou optar por uma análise antes de desfragmentar, basta apertar o botão da esquerda. É possível também agendar uma desfragmentação, em “Configurar Agendamento”, defina dia e horário. Este processo pode demorar um pouco, conforme a quantidade de informações armazenadas no disco rígido!
Feita a operação de desfragmentação, o computador pode ficar mais ágil nas pesquisas de arquivo, início e desligamento do sistema. Normalmente já ajuda bastante nestas operações citadas. Em outras situações que não utilizem o disco rígido pode ser que não altere o desempenho.
Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br